Tragam Seus Dízimos e Recebam as
Bênçãos de Deus? É Esta, Hoje em Dia, a Vontade de HASHEM?
As pessoas religiosas, hoje em dia, ouvem muita coisa a respeito do dízimo. Os pregadores, freqüentemente, citam Malaquias 3:10 para encher os cofres de suas igrejas. Nesta passagem, o profeta de HASHEM disse:"Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e provai-me nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós bênção sem medida."
Que texto de pregação poderoso! Mandamento de HASHEM. Obrigação clara. Teste de fidelidade. Garantia de bênção. Não é surpresa que esta seja uma passagem favorita de muitos pregadores modernos.
Mas estariam estes pregadores tratando corretamente a palavra de HASHEM (veja 2 Timóteo 2:15)? HASHEM exige nossos dízimos hoje em dia? Ele está prometendo bênçãos materiais abundantes em retribuição? Examinemos estas questões de acordo com a Bíblia para determinar o que HASHEM realmente quer (veja Atos 17:11).
HASHEM exige nossos dízimos, hoje em dia?
Não há dúvida que HASHEM exigiu o dízimo na Bíblia. Mas, para entender sua vontade para os dias de hoje, precisamos examinar as passagens que discutem o dízimo. Pesquisemos brevemente o ensinamento bíblico sobre este assunto. O dízimo antes da lei de Moisés
Antes que HASHEM revelasse uma lei escrita a Moisés, para governar os descendentes de Israel, encontramos duas ocasiões quando homens deram ou prometeram dízimos a HASHEM. Depois do resgate de pessoas e de bens que tinham sido tomados de Sodoma numa guerra, Abraão deu um dízimo a Melquisedeque, o sacerdote de HASHEM (Gênesis 14:18-20). Mais tarde, Jacó (o neto de Abraão) prometeu devolver a HASHEM 10% de sua prosperidade (Gênesis 28:22). Estes dízimos parecem ter sido voluntários. Não há registro de qualquer mandamento de HASHEM a respeito do dízimo antes do tempo de Moisés. Certamente, o dízimo de Abraão não é mais um padrão para hoje na mesma forma que o exemplo de Noé não exige que nós construirmos uma arca hoje O dízimo na lei de Moisés
É indiscutivelmente claro que HASHEM ordenou o dízimo na lei que ele deu através de Moisés. Muitas passagens mostram essa exigência (por exemplo, Levítico 27:30-33; Números 18:21-32; Deuteronômio 12:1-19; 26:12-15). O dízimo era uma característica da relação especial entre HASHEM e o povo escolhido de Israel (Deuteronômio 14:22-29). Nenhum estudante da Bíblia pode negar a necessidade do dízimo, sob a lei de Moisés. Sempre que as pessoas se referem ao dizimo à lei de Moisés, é importante lembrar que HASHEM deu essa lei (do dizimo) aos israelitas, descendentes de Abraão especialmente escolhidos.
A manutenção
dessa lei era necessária para mostrar que eles eram um povo separado, escolhido (Êxodo 19:1-6; Deuteronômio 26:16- 19). Estes mandamentos a respeito do dízimo foram parte "da lei de Moisés, que o Senhor tinha prescrito a Israel" (Neemias 8:1).
Malaquias viveu no mesmo tempo que Neemias. Ele era um judeu que pregava aos judeus (Malaquias 1:1). Ele viveu sob a lei de Moisés e encorajou outros israelitas a serem obedientes a essa lei (Malaquias 2:4-8, 10; 4:4). Ele usou pensamentos dessa lei para prever as responsabilidades e bênçãos espirituais, ainda por vir, através de um descendente de Abraão, mas não impôs sobre todas as pessoas de todos os tempos a obrigação de dar o dízimo. Qualquer esforço para voltar à lei de Moisés, hoje em dia, é um esforço para reconstruir o muro de separação que YEHOSHUA morreu para destruir (Efésios 2:11-16). Certamente, os verdadeiros seguidores de YEHOSHUA não quererão anular seu sacrifício só para acumular dinheiro no tesouro de uma igreja! OBS: esta separação é a separação que tinha um gentio da nação de Israel hoje um gentio pode pela fé no messias Yehoshua fazer parte da comunidade (nação) de Israel e de suas promessas. EFÉSIOS 2:12 estavamos separados....... ou seja não estamos mais.
O dízimo no Novo Testamento
Todas as pessoas agora vivem sob a autoridade do MASHIACH, como foi revelada no Novo Testamento (Mateus 28:18-20; João 12:48; Atos 17:30- 31). Sua vontade entrou em vigor depois de sua morte (Hebreus 9:16-28). Estes fatos nos ajudarão a entender as passagens do Novo Testamento, a respeito do dízimo. Durante sua vida, YEHOSHUA reconheceu a autoridade da lei de Moisés. Ele era um judeu, nascido sob a lei (Gálatas 4:4) e com a missão de cumprir essa lei (Mateus 5:17-18). YEHOSHUA criticou os judeus hipócritas, que negligenciavam outros mandamentos divinos, enquanto zelosamente aplicavam a lei do dízimo (Mateus 23:23; Lucas 11:42; 18:9-14). YEHOSHUA não ensinou que a lei do dízimo seria uma parte de sua nova aliança, que entraria em vigor após sua morte.
O livro de Hebreus fala do dízimo, para mostrar a superioridade do sacerdócio de YEHOSHUA, quando comparado com o sacerdócio levítico da primeira Aliança (Hebreus 7:1-10). Esta passagem não está ordenando o dízimo para hoje
Que lei se aplica hoje?
Não vivemos sob a lei (cerimonial,sacrificial) de Moisés, hoje Vivemos sob a autoridade de MASHIACH e temos que encontrar a autoridade religiosa na nova aliança que ele nos deu através de sua morte. Ele é o mediador desta nova aliança (Hebreus 9:15). Seremos julgados por suas palavras (João 12:48-50). Desde que YEHOSHUA tem toda a autoridade, temos a responsabilidade de obedecer tudo o que ele ordena (Mateus 28:18-20).
O que o Novo Testamento diz a respeito das dádivas?
YEHOSHUA, através de Shaul, ensina que as igrejas devem fazer coletas nas quais os messianicos darão de acordo com sua prosperidade (1 Coríntios 16:1- 2). Temos que dar com amor, generosidade e alegria, conforme tencionamos em nossos corações (2 Coríntios 8:1-12; 9:1-9). Portanto, podemos dar mais do que 10% ou menos do que 10%. Temos que usar nossos recursos financeiros, e todos os outros recursos, no serviço de HASHEM. Não somos mandados por HASHEM para darmos uma porcentagem especial.E a respeito das bênçãos?
Malaquias pregou a uma nação carnal que estava sofrendo as conseqüências carnais do pecado. Ele prometeu bênçãos materiais de HASHEM para aqueles que se arrependessem de sua desobediência. Não encontramos esta importância material no Novo Testamento. HASHEM garante aos fiéis que eles não precisam se preocupar com as necessidades da vida (Mateus 6:25-33). Mas o Novo Testamento não promete luxo, conforto e riquezas. YEHOSHUA sofreu nesta vida, e assim seus seguidores sofrerão (Marcos 10:29-30; Lucas 9:57-62). A preocupação com a prosperidade material nos distrai da meta celestial e nos arrasta à idolatria da cobiça (Colossenses 3:1-5). Tais motivos não têm nenhum lugar entre os cidadãos do reino de HASHEM.
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